Consulta com Ginecologista em mesquita/RJ
O que é Ginecologia?
2- Cistos ou tumores fibroides – Através da observação da pélvis o médico pode detectá-los (a maior parte destas manifestações não é cancerígena).
4- Infecções vaginais – a maioria das infecções vaginais se caracteriza por coceira ou ardência vaginal, odor desagradável ou secreção abundante. Entre as infecções ginecológicas mais freqüentes estão as vaginites (onde ocorre uma secreção amarela ou verde acinzentada com odor desagradável) e as infecções causadas por fungos (candidíase e tricomoníase) apresentam secreção esbranquiçada e densa com forte coceira. O tratamento das vaginites é feito com antibióticos orais, cremes, supositórios vaginais e duchas antibacterianas. Nas infecções causadas por fungos o tratamento é realizado com cremes e supositórios vaginais de antibióticos.
5- Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) – Exemplos disto são o herpes genital, a gonorreia e a sífilis. Mulheres com herpes genital têm mais chances de abortar e de desenvolver câncer de útero. Por isso é recomendado o estudo citológico para estas mulheres a cada 6 até 12 meses.
6- Doença inflamatória pélvica – Assim é chamada qualquer infecção que afete os órgãos pélvicos femininos. Esta manifestação ocorre, geralmente, pela disseminação de uma infecção bacteriana originada no colo do útero. Os sintomas agudos incluem dor pélvica intensa, febre, calafrios, secreção e hemorragia vaginais.
7- Endometriose – É uma doença importante na qual cada ciclo menstrual repercute sobre o tecido endometrial fora de sua localização habitual dentro da cavidade uterina. Este endométrio pode localizar-se em qualquer órgão pélvico, produzindo dor e hemorragia menstrual abundante. No tratamento pode ser necessária a cirurgia e, durante a época reprodutiva, fármacos como as pílulas anticoncepcionais.
8- Cistitie – É uma infecção da bexiga caracterizada por uma grande necessidade de urinar com freqüência, sensação de ardência ao urinar, cãibras, dores abdominais e alterações na cor da urina (esta se torna turva e com presença de sangue). O tratamento consiste na ministração de antibióticos.
EXAMES NO CONSULTÓRIO
São fundamentais para a prevenção de doenças e cuidado da saúde sexual e reprodutiva da mulher. A consulta ginecológica deve ser realizada uma vez ao ano, no mínimo.
Os exames que podem ser realizados no consultório ginecológico são:
-
- Toque vaginal;
- Exame especular;
- Exame clínico das mamas;
- Papanicolau;
- Colposcopia;
- Vulvocospia;
- Videocolposcopia.
Toque Vaginal
Exame realizado para analisar principalmente a vagina, o colo e o corpo do útero. O médico ginecologista introduz dois dedos na vagina e, ao mesmo tempo, coloca a outra mão sob o abdômen. Assim, pode sentir o colo do útero, e por meio de movimentos de ambas as mãos examinam-se o útero, as trompas e os ovários. É fundamental para o diagnóstico de endometriose e da doença inflamatória pélvica. Mulheres virgens não podem realizar esse exame.
Exame especular
Introduz-se um espéculo no canal vaginal para avaliar a cor e aspecto da vagina e do colo do útero (se há lesões, inflamações); presença de corrimento; e presença de hemorragias. O ideal é utilizar um espéculo descartável.
Exame clínico das mamas
Realizado para examinar as mamas, a fim de encontrar sinais e sintomas de doenças. O médico repete os mesmos procedimentos realizados pela paciente no autoexame das mamas.
Papanicolau
Através do material colhido no Papanicolau, é possível analisar células da vagina para detectar inflamações, displasias e doenças como HPV e o câncer de colo do útero. No exame, o médico ginecologista realiza a coleta de material (células e secreções) e encaminha para um laboratório.
Colposcopia
Permite visualizar a vagina e o colo do útero por meio de um aparelho chamado colposcópio. Esse aparelho permite o aumento da visualização de 10 a 40 vezes o tamanho normal. É realizado fora do período menstrual. Para a realização desse exame, recomenda-se a abstinência sexual por 48 horas e devem-se evitar exercícios físicos intensos.
Vulvocospia
É realizada com o colposcópio, por meio do qual é examinada a Vulva. Durante esse exame, são usados produtos químicos e corantes para realçar as áreas que serão examinadas. É indicada para mulheres que apresentam resultado anormal no Papanicolau ou para aquelas em que foram notadas alterações como vaginite e vulvovaginite.
Videocolposcopia:
É o registro da colposcopia e da vulvocospia em vídeo.
Consulta com Ginecologista em Mesquita, melhor preço da baixada fluminense.
Agenda agora sua consulta com urologista!