
Você sabe a diferença entre psicólogo e psiquiatra?
Se você tem percebido problemas relacionados à sua saúde emocional, você precisa procurar ajuda. Talvez, nesse exato momento você esteja questionando-se: qual profissional eu devo procurar?
Como devo saber qual é o profissional de saúde mais indicado para o meu caso? Devo procurar um psicólogo ou um psiquiatra?
A diferença entre psicólogo e psiquiatra
Psicólogos e psiquiatras são profissionais de saúde habilitados para tratar de questões psíquicas e mentais. Ambos são preparados para realizar um processo de psicoterapia e ajudá-los a lidar com questões relacionadas aos transtornos relacionados à mente.
Psicólogo e Psiquiatra – Formação acadêmica
Psiquiatras
São profissionais que possuem graduação em Medicina. Além dos 6 anos necessários para a formação de um médico, para ser considerado um psiquiatra, o médico deve passar por uma residência médica na área de psiquiatria, que compreende outros 3 anos de formação prática. Nesse período realizam estágios em áreas como neurologia, enfermagem, clínica médica, emergência psiquiátrica, dependência química, psiquiatria infantil, entre outros. Vivenciam a prática médica em ambulatórios especializados como esquizofrenia, transtornos de humor e psicoterapia.
Ou seja, para que um profissional obtenha um título de médico especialista em psiquiatria, são necessários pelo menos nove anos de estudos acadêmicos e práticos. Os bons psiquiatras costumam manter-se atualizados, realizando formações strictu senso, como mestrado e doutorado. Que podem somar ao conjunto outros 6 anos de formação.
Em razão da formação médica, os psiquiatras podem prescrever tratamentos medicamentosos, provavelmente seja esta a distinção mais conhecida entre a psicologia e a psiquiatria.
Psicólogos
São profissionais que possuem graduação em Psicologia, ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social. A graduação em Psicologia tem duração de 5 anos. Para a psicologia os campos de atuação possíveis são:
- Psicologia Escolar/Educacional;
- Psicologia Organizacional e do Trabalho;
- Psicologia de Trânsito;
- Psicologia Jurídica;
- Psicologia do Esporte;
- Psicologia Clínica;
- Psicologia Hospitalar;
- Psicopedagogia;
- Psicomotricidade;
- Psicologia Social;
- Neuropsicologia.
Você precisa de um psiquiatra?
De certo modo, todas os seres humanos que possuem um cérebro poderiam consultar com um psiquiatra. Mas será que você precisa de um?
Veja a seguir em quais casos o psiquiatra é recomendado.
Cada médico em sua especialidade respectiva existe em função dos diferentes transtornos que agridem a saúde das pessoas. Assim como precisamos do médico oftalmologista para tratarmos de doenças nos olhos, precisamos do psiquiatra para tratar doenças da cérebro.
As doenças do cérebro que dizem respeito à especialidade psiquiátrica são as que acometem as funções psíquicas. Humor, vontade, percepção, pensamento, senso de orientação, capacidade de prazer, de trabalho ou relacionamento, afeto, memória, concentração, entre outras, são algumas das funções mentais passíveis de sofrer algum tipo de transtorno.
Depressão, disfunções sexuais, ansiedade generalizada, transtorno do pânico, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo, bulimia, anorexia nervosa, dependência de drogas e doenças clínicas relacionadas às emoções são problemas tratáveis pela psiquiatria. A ideia de vincular a psiquiatria somente às psicoses é caso de pura desinformação. A psicose é somente uma das inúmeras alterações mentais da competência da psiquiatria.
Consulta com Psiquiatra em Mesquita, melhor preço da baixada fluminense.
Agenda agora sua consulta com Psiquiatra!