Consulta Proctologista em Mesquita

Consulta com Proctologista em Mesquita/RJ
Consulta com Proctologista em Mesquita/RJ

a

Quando ir a uma consulta com Proctologista?

A consulta com proctologista deve ocorrer de forma preventiva uma vez por ano em pessoas acima de 50 anos de idade. Caso exista casos de câncer de intestino na família é indicado que o exame preventivo ocorra anualmente a partir dos 40 anos de idade.

O que é Proctologia?

Proctologista é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas no intestino grosso, cólon, reto e ânus, todos órgãos do fim do sistema digestivo.

A especialidade era chamada de proctologia e foi rebatizada de coloproctologia, pois passou a incluir o cuidado do intestino grosso, além do trato digestivo terminal.

A palavra proctologia vem do grego proktós, que significa ânus, acrescida de logos, também em grego, e quer dizer estudo ou ciência. Proctologia é então o estudo da região do ânus. E ao acrescentar-se colo, que vem do grego kolón e é a parte do intestino grosso entre o íleo e o reto, forma o nome moderno da especialidade médica cirúrgica: coloproctologia.

Entre as doenças mais comuns tratadas por um proctologista estão a hemorroida, fístula anal, pólipos, síndrome do intestino irritável, prevenção do câncer de intestino, complicações digestivas como a prisão de ventre, doença diverticular do intestino, retoculite ulcerativa e doença de Crohn.

Os exames clínicos realizados pelo médico proctologista incluem o exame físico de toque retal. O diagnóstico por imagem pode ser feito por procedimentos como anuscopia, retossigmoidoscopia, e a endoscopia digestiva baixa, também conhecida por colonoscopia.

Sua área de atuação é bem diferente do urologista, que se dedica ao cuidado dos rins, bexiga e doenças do aparelho genital masculino. Mas ambos os profissionais utilizam do recurso do exame de toque retal para diagnosticar doenças. A diferença é que o urologista vai se preocupar com as doenças da próstata, enquanto que o proctologista vai buscar disfunções relacionadas ao fim do sistema digestivo, como as hemorroidas por exemplo.

Agenda agora sua consulta com Proctologista em Mesquita!

Veja também o artigo sobre consulta com urologista!

 

Consulta pneumologista em mesquita

Consulta com pneumologista em mesquita
Consulta com pneumologista em mesquita

Você sabe quando deve realizar uma consulta com Pneumologista?

Pneumologia é a especialidade médica a qual é responsável pelo tratamento das patologias das vias aéreas inferiores. O profissional habilitado para atuar nessa especialidade é denominado pneumologista.

Veja quando procurar um pneumologista

Um grande engano é pensar que esse profissional deve ser solicitado apenas em casos de pneumonias. A pneumologia é a especialidade médica responsável pelo tratamento de todos os tipos de doenças respiratórias e pulmonares.

O pneumologista é um profissional capacitado a diagnosticar tais doenças e encontrar anomalias que danifiquem a saúde e bem-estar do paciente. É papel desse especialista identificar os males pulmonares, realizar o tratamento corretamente e orientar o paciente sobre cuidados preventivos.

Quais são os riscos das doenças pulmonares?

Segundo a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), as doenças pulmonares matam milhões de pessoas por ano. Entre as doenças mais mortais relacionadas à pneumologia, as infecções de vias aéreas inferiores, como a pneumonia e a bronquite, causaram cerca de 3 milhões de óbitos em 2016.

A DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), condição que obstrui vias aéreas dificultando a respiração também foi responsável por tirar 3 milhões de vidas no mesmo ano. Quando diagnosticada por pneumologistas, essa doença pode ter diversos tratamentos que retardam sua progressão, controlando sintomas e reduzindo suas complicações.

Junto às doenças acima, a tuberculose, que matou 1,3 milhão de pessoas em 2016, entrou para as 10 principais causas de morte no mundo. Todas elas podem ser diagnosticadas e tratadas se apresentadas a um profissional especializado.

Quais doenças são tratadas por esse médico?

São inúmeras as doenças pneumológicas registradas pela medicina. Entre as mais recorrentes tratadas por pneumologistas, estão:

      • apneia do sono;
      • fibrose cística;
      • micoses pulmonares;
      • embolia;
      • enfisema pulmonar;
      • pneumonia;
      • tuberculose;
      • doença pulmonar obstrutiva crônica;
      • câncer de pulmão.

Outras duas doenças pneumológicas comuns são a asma e a bronquite. Muitas vezes confundidas, algumas pessoas pensam ser a mesma doença. Esse engano se dá na referência à asma por “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”.

Apesar de terem sintomas parecidos, são doenças bem diferentes. A bronquite é uma inflamação específica nos brônquios, órgãos responsáveis por carrear o ar a cada respiração. Já a asma é uma doença crônica, responsável por causar inflamação de vias aéreas inferiores (traqueia e brônquios), dificultando assim a respiração.

Quando procurar um pneumologista?

Sintomas comuns em doenças pulmonares precisam de certa atenção. A busca por um especialista deve ser necessária quando a pessoa apresentar algum dos seguintes sinais e sintomas:

      • cansaço sem esforço;
      • roncos;
      • falta de ar;
      • tosse (seca ou não);
      • apneia no sono (curtos períodos em que o indivíduo deixa de respirar durante o sono);
      • dor ou chiado no peito;
      • rouquidão;
      • hemoptise (eliminação de sangue proveniente dos pulmões ao tossir);
      • infecções respiratórias frequentes.

Agora você já sabe o perigo das doenças pulmonares e quando procurar um pneumologista. Ao observar sinais e sintomas em você ou em algum familiar, não hesite em marcar uma consulta médica.

Consulta com Angiologista

consulta com angiologista

O que é Angiologia?

A Angiologia é uma área de estudo e especialidade médica voltada para o estudo das doenças vasculares e sua prevenção. Ou seja, o angiologista estuda, diagnostica e trata  as doenças relacionadas com o sistema circulatório, que estão localizadas nas artérias e veias do corpo humano, como varizes, tromboses e arterioscleroses, por exemplo.

Diferente do cirurgião vascular, que é especializado em cirurgia vascular, o angiologista se utiliza de métodos de prevenção e mudanças na rotina de vida do paciente. O tratamento, para o médico angiologista, é baseado em medidas que buscam a prevenção ou a recuperação da saúde, seja através de medicamento, exercícios físicos ou mudança de hábitos rotineiros.

O que faz um médico angiologista?

O Angiologista é o especialista que vai detectar e tratar doenças circulatórias ainda na fase inicial, além de aplicar medidas de prevenção como alimentação e hábitos de vida mais saudáveis para evitar a necessidade de intervenções cirúrgicas.

Diferentemente do cirurgião vascular, que realiza métodos invasivos para tratar problemas circulatórios, o médico especializado em Angiologia atua apenas na parte clínica. No entanto, esses dois profissionais trabalham em conjunto para fechar um diagnóstico mais completo e definir o melhor tratamento.

Quais são as principais doenças que esse especialista trata?

A seguir, separamos as principais doenças que acometem o sistema circulatório e que são diagnosticadas e tratadas pelo médico angiologista. Descubra quais são elas!

Varizes

As varizes são uma doença que acontece nas veias responsáveis pelo transporte de sangue rico em gás carbônico, dos órgãos e membros para o coração e pulmões. Essas estruturas são responsáveis pelo retorno sanguíneo e têm elevada elasticidade para cumprir essa função.

O que acontece, no entanto, é que com o envelhecimento, as veias sofrem dilatações e o trabalho de fazer o sangue retornar se torna ineficiente. Nesse contexto, há o acúmulo sanguíneo em alguns pontos e se formam as varizes.

Aneurisma

O aneurisma também é uma dilatação que, ao contrário das varizes, acontece nas artérias — estrutura responsável por transportar o sangue rico em oxigênio para os tecidos. Essa condição é desencadeada por fatores de risco como a hipertensão arterial, e a sua principal complicação é o rompimento do vaso, que pode acontecer no cérebro e na aorta, por exemplo.

Vasculite

A vasculite consiste em uma inflamação dos vasos que acomete tanto as veias como as artérias, o que interfere na função dessas estruturas e diminui a velocidade do transporte sanguíneo. Dependendo da região em que ocorre, principalmente quando o problema está em órgãos vitais, ela pode desencadear consequências graves para a saúde.

Aterosclerose

Decorrente do acúmulo de placas de gordura nos vasos do sistema circulatório, a aterosclerose é uma doença que evolui progressivamente e provoca a obstrução da passagem sanguínea, o que pode levar o paciente a óbito. É dessa condição, inclusive, que costumam ocorrer os infartos, doença caracterizada pelo rompimento da artéria coronária, vaso que leva sangue ao músculo cardíaco.

Acidente Vascular Cerebral

Outra doença que ocorre devido a aterosclerose, nesse caso em artérias do encéfalo, é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nela, ocorre a obstrução da passagem sanguínea para o cérebro, o qual é afetado pela falta de oxigênio conforme a região atingida.

Entre as consequências do AVC estão dificuldades em se movimentar, falar, paralisia de um lado do corpo e diversos outros sintomas que afetam o paciente. Vale destacar que o angiologista também tem um papel de destaque para identificar e tratar as seguintes doenças:

  • trombose venosa profunda;
  • embolia pulmonar;
  • linfagite;
  • síndrome de Raynaud;
  • fístulas arteriovenosas;
  • pé de diabético;
  • neuropatia diabética.

Que técnicas o angiologista utiliza para fazer diagnósticos e tratamentos?

O médico angiologista dispõe de diversas técnicas para diagnosticar as patologias que acometem os vasos do sistema circulatório e linfático. Entre elas:

  • angiografia;
  • eco doppler;
  • capilaroscopia;
  • radiografia;
  • cintilografia;
  • tomografia;
  • ressonância magnética.

Quanto ao tratamento, além das medicações e hábitos saudáveis que são prescritos pelo clínico, ele também tem a permissão de realizar algumas intervenções ambulatoriais pequenas. Como:

  • escleroterapia de varizes com ou sem espuma;
  • aplicação de laser transdérmico para tratamento de hemangiomas e varizes;
  • curativos em úlceras.

Todavia, cirurgias maiores, que exigem a internação do paciente, só podem ser realizadas pelos cirurgiões vasculares, que têm sua formação voltada para técnicas operatórias.

Qual a importância de consultar um médico angiologista?

A importância de procurar esse médico gira em torno da prevenção e diagnóstico precoce de doenças do sistema circulatório e linfático que podem afetar a sua vida de forma muito negativa. Dessa forma, é possível receber recomendações de cuidados diários e diminuir os riscos de complicações para quem sofre com problemas vasculares como amputações, ulcerações, ferimentos que não cicatrizam, danos cerebrais e em outros órgãos vitais.

Quando ele deve ser consultado?

Na grande maioria das vezes, as doenças vasculares são silenciosas e só são detectadas em um estágio mais avançado. Isso afeta o controle e tratamento do problema, além de gerar danos graves à saúde do paciente e levar ao óbito.

Por isso, é importante que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível. Ao perceber qualquer sinal ou sintoma de doença vascular, procure um médico angiologista, especialmente se você já está perto da terceira idade — período em que essas patologias são mais frequentes.

Quais são os principais sinais que indicam a necessidade de agendar uma consulta?

Para que você saiba identificar quais são os sinais que indicam que está na hora de se consultar com um angiologista, fizemos uma lista para você:

  • dores nas pernas, especialmente ao caminhar;
  • inchaço nos membros;
  • sensação de pernas pesadas;
  • queimação nos pés e nas pernas;
  • dormência nas panturrilhas;
  • coceira crônica;
  • câimbras e formigamentos;
  • veias mais azuis e roxas que o normal.

E aí, gostou de descobrir o que faz um angiologista? Então, que tal prevenir as doenças vasculares e marcar uma consulta com angiologista em Mesquita hoje mesmo? A sua saúde agradece!

Seja um associado New Clinic

 

Seja um associado

Seja um associado New Clinic e tenha descontos imperdíveis em suas consultas  e exames.

Consulte também nosso programa de benefícios FLEX onde você paga uma mensalidade de R$ 19,90 e ganha 50% de desconto em suas consultas.

Sendo associado você ainda conta com descontos em farmácias e em outros estabelecimentos parceiros!

LIGUE AGORA (21) 3746-1000 ou pelo Whatsapp (21) 99404-1721.

Consulta com Endocrinologista

Consulta com Endocrinologista em Mesquita
Consulta com Endocrinologista em Mesquita

O que é Endocrinologia?

É a especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas e das doenças que as afetam. As glândulas são órgãos do corpo humano que liberam os hormônios na corrente sanguínea. Já os hormônios, por sua vez, são substâncias que regulam o funcionamento de diversas funções do nosso organismo.

Quando uma glândula para de funcionar corretamente, causa uma série de problemas e é o endocrinologista o médico que irá auxiliar o paciente a reverter esse quadro.

Além disso, doenças relacionadas ao metabolismo também são tratadas por este profissional da medicina.

Veja, a seguir, as principais áreas de atuação de uma consulta com Endocrinologista:

Reposição Hormonal da Menopausa – A reposição hormonal é um tratamento eficaz, feito com hormônios iguais aos da própria mulher, para amenizar o desconforto e riscos causados pela menopausa.

Obesidade – A obesidade representa um risco para a saúde as crianças e dos adultos. O tratamento orientado pelo especialista evita uma série de complicações, como as cardiovasculares e as ortopédicas.

Crescimento – Uma criança saudável tem um crescimento normal O crescimento deficiente ou excessivo pode ocorrer em função de alterações hormonais, nutricionais ou genéticas.

Excesso de Pêlos – Mulheres com excesso de pêlos na face (hirsutismo), acne ou aumento da musculatura podem estar com produção excessiva de hormônios masculinos.

Doenças da Glândula Supra-Renal – Aumento de peso, estrias avermelhadas, pêlos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele, podem significar problemas na glândula supra-renal.

Distúrbios da Puberdade – Crianças que desenvolve precocemente pêlos pubianos, odor axilar e têm desenvolvimento das mamas apresentam distúrbios hormonais e necessitam avaliar a origem do problema. Os adolescentes que não desenvolvem essas características também necessitam de uma avaliação.

Distúrbios da Menstruação – Alterações no ciclo menstrual (falta de menstruação ou menstruação mais de uma vez ao mês) podem significar problemas hormonais. Por isso, necessitam de investigação e tratamento adequado.

Doenças da Hipófise – Tumores da hipófise podem levar à presença de leite nas mamas, fora do período de amamentação, além de mudanças faciais, aumento do numero do sapato, dores de cabeça e distúrbios da visão.

Diabetes – Se você tem excesso de peso, parentes com diabetes, hipertensão ou alterações da gordura no sangue, procure um endocrinologista. Você pode ficar com diabetes. Mas, se você bebe muita água, urina muito e perde peso, pode estar com diabetes.
Colesterol e Triglicerídeos – A alimentação inadequada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em adultos e crianças. Com um tratamento adequado, o risco de futuras complicações cardiovasculares é reduzido.

Osteoporose – A osteoporose é uma doença endócrina. Dores nos ossos e fraturas freqüentes podem significar enfraquecimento ósseo. Procure seu endocrinologista. Ele pode diagnosticar e indicar o tratamento adequado.

Andropausa – Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece. Nesse caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando da ajuda do especialista para fazer reposição hormonal.

Tireoide – Nódulos ou aumento do volume do pescoço, nervosismo, insônia e alterações no ritmo intestinal, coração acelerado ou desacelerado, perda ou ganho de peso e excesso de frio ou calor podem revelar distúrbios da tireoide.

Seja um associado New Clinic e desfrute de benefícios, clique aqui para saber mais!

Consulta com Pediatra

O que é Pediatria?

Pediatria constitui-se em uma especialidade da Medicina que estuda, trata e acompanha o ser humano desde o nascimento até a adolescência, ou ainda antes dele, na fase perinatal, quando há necessidade da intervenção pediátrica.

pediatra visa em sua profissão fins preventivos, que incluem prevenção de acidentes, imunizações (vacinas), aleitamento materno, ou apenas buscando o acompanhamento da criança e do adolescente através de orientações necessárias ao seu crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura) ou ainda fins curativos, que são procedimentos e tratamentos das diversas patologias que acometem as crianças e adolescentes, utilizando-se do melhor de sua capacidade profissional, habilidades técnicas, conhecimento científico e compromisso ético, objetivando a manutenção ou recuperação da saúde da criança ou do adolescente.

O termo puericultura, oriundo do latim (puer, pueris=criança), foi criado no ano de 1762 pelo suíço Jacques Ballexserd e refere-se à ciência médica responsável pelo estudo dos cuidados com o desenvolvimento infantil.

O Programa de Puericultura objetiva acompanhar o crescimento e desenvolvimento de um indivíduo, sua cobertura vacinal, estimular a prática do aleitamento materno, orientar a implantação da alimentação complementar e prevenir as desordens que mais afetam as crianças durante os primeiros dezoito meses de vida.

Com o objetivo de garantir a qualidade deste programa, o Ministério da Saúde sugere um calendário mínimo de consultas de puericultura, organizado da seguinte forma: uma consulta até os 15 dias de vida, seguida por uma consulta com um, dois, quatro, seis, doze e dezoito meses, fechando sete consultas dentro do primeiro um ano e meio de vida.

Tanto o médico quanto o enfermeiro atuam na puericultura. Este último tem como funções:

  • Realizar o exame físico, apontando os riscos em seu crescimento e desenvolvimento;
  • Agendar a primeira consulta com o pediatra e demais especialidades médicas quando necessário;
  • Prover a relação dos nascidos vivos aos Agentes Comunitários da Saúde e solicitar a busca para os indivíduos que não comparecem no programa;
  • Preencher o gráfico referente ao peso e a altura nos cartões das crianças;
  • Verificar a administrar as vacinas de acordo com o calendário básico de vacinação;
  • Fomentar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida;
  • Orientar a respeito de como prevenir acidentes de acordo com a faixa etária da criança;
  • Avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor;
  • Identificar as dificuldades e dúvidas da família.

O médico pediatra também possui a função de fiscalizar a vacinação básica, além de atuar na prevenção de diversas doenças que costumam acometer as crianças, por meio de uma adequada supervisão higiênica, dietética, comportamental e nutricional.

É consenso de que deve ser feito um trabalho em equipe, envolvendo, além de médicos e enfermeiros, psicólogos e educadores, devendo ser dada uma atenção especial às denominadas “novas morbidades”, que englobam problemas familiares, sociais, de comportamento, educacionais, obesidade, abuso de drogas, dentre outros.

Consulta com Urologista

consulta urologista em mesquita

Consulta Urologista em Mesquita/RJ

Quando ir a uma consulta com urologista?

Deve-se ir à uma consulta com um urologista sempre que apresentar sintomas que envolvam o sistema urinário como dificuldades para urinar, dor nos rins, dor durante as relações sexuais e em caso de doenças sexualmente transmissíveis. Os homens a partir dos 50 anos devem anualmente terem uma consulta para avaliar a próstata, mesmo que não haja sintomas, já que se trata de uma doença com incidência maior em homens após os 50 anos.

Caso haja na família, outros familiares próximos com câncer de próstata, é necessária uma consulta por ano a partir dos 40 anos de idade, em que será feito o exame do toque retal e outros com o objetivo de avaliar o funcionamento da próstata e, assim, prevenir a ocorrência do câncer.

O que é urologia?

A palavra “urologia” vem dos termos gregos ouron, que significa “urina” e logos, que quer dizer “estudo”.

Urologista é o médico especialista em urologia, uma especialidade da medicina que trata os órgãos do trato urinário masculino e feminino e do aparelho reprodutor dos homens.

Além de fazer diagnósticos, prescrever medicamentos e atuar na prevenção de doenças, o urologista também realiza cirurgias no trato urinário de homens e mulheres e nos órgãos genitais masculinos.

É ele o médico responsável pelo exame preventivo da próstata​.​

O urologista trata dos seguintes órgãos: rins, ureteres, bexiga urinária, uretra, órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis).

Algumas das doenças tratadas pelo urologista são: cistite, ​cálculo renal, câncer de pênis e de testículo, disfunção erétil, infertilidade masculina.

O sistema urinário possui um papel fundamental no corpo humano, filtrando e eliminando substâncias que o organismo não precisa mais, sendo responsável por produzir, armazenar e eliminar a urina.

Agenda agora sua consulta com urologista!

Veja também o artigo sobre a consulta com  proctologista!

 

Consulta com Psiquiatra

Consulta com Psiquiatra em mesquita/RJ
Consulta com Psiquiatra em mesquita/RJ

Você sabe a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

Se você tem percebido problemas relacionados à sua saúde emocional, você precisa procurar ajuda. Talvez, nesse exato momento você esteja questionando-se: qual profissional eu devo procurar?

Como devo saber qual é o profissional de saúde mais indicado para o meu caso? Devo procurar um psicólogo ou um psiquiatra?

A diferença entre psicólogo e psiquiatra

Psicólogos e psiquiatras são profissionais de saúde habilitados para tratar de questões psíquicas e mentais. Ambos são preparados para realizar um processo de psicoterapia e ajudá-los a lidar com questões relacionadas aos transtornos relacionados à mente.

Psicólogo e Psiquiatra – Formação acadêmica

Psiquiatras

São profissionais que possuem graduação em Medicina. Além dos 6 anos necessários para a formação de um médico, para ser considerado um psiquiatra, o médico deve passar por uma residência médica na área de psiquiatria, que compreende outros 3 anos de formação prática. Nesse período realizam estágios em áreas como neurologia, enfermagem, clínica médica, emergência psiquiátrica, dependência química, psiquiatria infantil, entre outros. Vivenciam a prática médica em ambulatórios especializados como esquizofrenia, transtornos de humor e psicoterapia.

Ou seja, para que um profissional obtenha um título de médico especialista em psiquiatria, são necessários pelo menos nove anos de estudos acadêmicos e práticos. Os bons psiquiatras costumam manter-se atualizados, realizando formações strictu senso, como mestrado e doutorado. Que podem somar ao conjunto outros 6 anos de formação.

Em razão da formação médica, os psiquiatras podem prescrever tratamentos medicamentosos, provavelmente seja esta a distinção mais conhecida entre a psicologia e a psiquiatria.

Psicólogos

São profissionais que possuem graduação em Psicologia, ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social. A graduação em Psicologia tem duração de 5 anos. Para a psicologia os campos de atuação possíveis são:

  • Psicologia Escolar/Educacional;
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho;
  • Psicologia de Trânsito;
  • Psicologia Jurídica;
  • Psicologia do Esporte;
  • Psicologia Clínica;
  • Psicologia Hospitalar;
  • Psicopedagogia;
  • Psicomotricidade;
  • Psicologia Social;
  • Neuropsicologia.

Você precisa de um psiquiatra?

De certo modo, todas os seres humanos que possuem um cérebro poderiam consultar com um psiquiatra. Mas será que você precisa de um?

Veja a seguir em quais casos o psiquiatra é recomendado.

Cada médico em sua especialidade respectiva existe em função dos diferentes transtornos que agridem a saúde das pessoas. Assim como precisamos do médico oftalmologista para tratarmos de doenças nos olhos, precisamos do psiquiatra para tratar doenças da cérebro.

As doenças do cérebro que dizem respeito à especialidade psiquiátrica são as que acometem as funções psíquicas. Humor, vontade, percepção, pensamento, senso de orientação, capacidade de prazer, de trabalho ou relacionamento, afeto, memória, concentração, entre outras, são algumas das funções mentais passíveis de sofrer algum tipo de transtorno.

Depressão, disfunções sexuais, ansiedade generalizada, transtorno do pânico, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo, bulimia, anorexia nervosa, dependência de drogas e doenças clínicas relacionadas às emoções são problemas tratáveis pela psiquiatria. A ideia de vincular a psiquiatria somente às psicoses é caso de pura desinformação. A psicose é somente uma das inúmeras alterações mentais da competência da psiquiatria.

Consulta com Psiquiatra em Mesquita, melhor preço da baixada fluminense.

Agenda agora sua consulta com Psiquiatra!

Consulta com Cardiologista

 

Consulta com Cardiologista em mesquita/RJ
Consulta com Cardiologista em mesquita/RJ

agendar consulta

exame eletrocardiograma

Aproveite e faça seu Eletrocardiograma!

O que é cardiologia?

Cardiologia é a especialidade da medicina responsável por cuidar do coração e do sistema circulatório (veias, artérias, vasos sanguíneos). Todas as doenças que afetam estas partes do nosso organismo são tratadas pelo médico cardiologista.

O que faz um médico cardiologista?

O cardiologista é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares, ou seja, as doenças que afetam o coração e o sistema circulatório.

Através de exames clínicos ou baseado em exames específicos dessa área, ele prescreve medicamentos e tratamentos, indica ou realiza cirurgias.

Também é responsável pela reabilitação de pacientes com insuficiências cardíacas ou circulatórias ou por pessoas que passaram recentemente por uma cirurgia deste tipo.

Quando realizar uma consulta com médico cardiologista?

O cardiologista deve ser consultado em duas situações: para prevenção ou tratamento de doenças cardíacas. A prevenção é muito importante, dado o alto índice de mortes por doenças cardíacas e a maior incidência dessas doenças a partir dos 18 anos de idade.

A maior parte das doenças que afetam o coração podem ser melhor tratadas ou mesmo evitadas se o cardiologista for procurado periodicamente para exames.

No entanto, há a necessidade de se consultar um médico cardiologista sempre antes de iniciar qualquer atividade física regular ou antes da realização de qualquer cirurgia.

Quais são as doenças cardíacas mais comuns e seus sintomas?

Angina

É a dor no peito, provocada pela isquemia (falta de oxigenação) no coração. Pode acontecer quando o coração é submetido a um esforço extremo, passando quando cessa a causa do esforço, ou mesmo em repouso.

Falta de ar, arritmia e cansaço são os sintomas mais comuns. Pode ser um indício de uma doença cardíaca mais séria, e a ocorrência frequente de angina predispõe o paciente a um futuro ataque cardíaco. Entre os fatores de risco, estão obesidade, tabagismo e hipertensão, entre outros.

Arritmia cardíaca

É o batimento acelerado ou irregular do coração. Causa desconforto e tem diversas causas, como esforço intenso, ansiedade, situações de estresse ou medo, anemias e problemas na tireoide.

Uso em excesso de cafeína ou de alguns medicamentos podem causar a arritmia. Se associado a este sintoma houver falta de ar, desmaios e dores no tórax, é necessário procurar um médico imediatamente.

Aterioesclerose

É conhecida popularmente como “endurecimento das artérias”. Ocorre quando as artérias que levam o sangue para o resto do corpo ficam estreitas e duras. Geralmente está associado ao envelhecimento do corpo, uma vez que as artérias, quando saudáveis, são flexíveis. Bloqueios causados por colesterol e gordura também podem levar à aterioesclerose.

Os sintomas mais comuns são dores no peito ou na área onde ocorre o bloqueio da artéria, como cabeça ou membros, inferiores e superiores. Pode levar a um infarto. Fatores de risco incluem obesidade, sedentarismo, estresse e tabagismo.

Cardiomiopatia

A cardiomiopatia ocorre quando o coração está inflamado e aumenta de tamanho. Com isso, o tecido cardíaco “estica” e o coração perde força, parando de bombear o sangue na intensidade correta. Pode levar a um ataque cardíaco.

Fatores como pressão arterial alta durante muito tempo podem causar cardiomiopatia, mas também são comuns casos de cardiopatia congênita.

Dentre os sintomas, estão falta de ar, cansaço extremo após esforço ou mesmo em repouso, tosse, arritmia, inchaço nos membros inferiores (pernas, pés, tornozelos), tonturas. Deve ser tratada rapidamente pois pode levar a outras doenças mais sérias.

Hipertensão

Ao bater, o coração bombeia o sangue, o que causa uma pressão sobre as artérias. Quando esta pressão ultrapassa determinados limites, tem-se a hipertensão arterial, que pode levar a uma série de outras consequências para a saúde.

Pode ser causada por fatores genéticos, mas existem outros fatores de risco, como obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de sal e bebidas alcoólicas, por exemplo, que podem levar ao aumento da pressão arterial.

É uma doença silenciosa na maioria das vezes, embora alguns sintomas possam ser notados com o decorrer do tempo, como dores no peito e cabeça, tonturas e zumbidos no ouvido.

Infarto

O infarto do miocárdio, como é chamado pelos médicos, ocorre quando o bloqueio de fluxo de sangue no coração ocorre por um tempo tão longo que acabe danificando ou matando o músculo cardíaco.

Pode ser fatal e é por isso que, aos primeiros sintomas, deve-se chamar imediatamente o atendimento de emergência. Está ligado à arterioesclerose, que é o estreitamento e endurecimento das artérias do coração.

É muito comum que os fatores que levam ao infarto ocorram sem que o paciente tenha nenhum sintoma e até mesmo se exercite regularmente. Por isso, fazer consultas e exames regularmente é de extrema importância.

No entanto, dores no peito e no queixo, dores que irradiam para os braços, sonolência, palpitações e vertigens, assim como falta de ar, fadiga persistente, são sinais de que o coração pode estar infartando. Na presença desses sintomas, que variam muito de pessoa para pessoa, é fundamental procurar ajuda médica o quanto antes.

Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não consegue bombear o sangue para o corpo como deveria. Pode ser crônica, afetando a pessoa ao longo dos anos, e afetar os dois lados do coração, ou apenas um deles.

Existem vários fatores que levam à insuficiência, embora a mais comum seja a obstrução dos vasos sanguíneos e artérias. Os sintomas mais comuns são fadiga, em exercício ou em repouso, ganho de peso, inchaço em braços e pernas, aumento do abdômen, arritmia, palpitações, levantar-se frequentemente para urinar à noite, dentre outros.

Também pode acontecer de um paciente sofrer de insuficiência cardíaca e não apresentar nenhum sintoma, exceto quando ocorre alguma outra doença, como as doenças reais, ou problemas na tireóide ou infecções em que ocorre febre muito alta.

Pode levar ainda ao surgimento de outras doenças cardíacas. Por isso, o diagnóstico precoce é de extrema importância.

Qual a importância do diagnóstico?

Segundo dados do Ministério da Saúde, 30% das mortes de brasileiros todo ano são causadas por doenças no coração e no sistema circulatório.

O infarto está entre as principais doenças cardíacas causadoras de mortes no país.

A maior parte dessas doenças, como vimos, pode ser tratada ou evitada consultando-se o médico cardiologista frequentemente, realizando exames e adotando hábitos saudáveis de vida. Tomar estas atitudes garante a saúde do coração e uma vida mais plena e com bem-estar.

Consulta com Cardiologista em Mesquita, melhor preço da baixada fluminense.

Agenda agora sua consulta com cardiologista!

agendar consulta